Painel pintado pelo Frei Nazareno Confaloni na Estação Rodoviária de Goiânia, que é um dos mais valiosos itens do patrimônio cultural da cidade, está gravemente deteriorado em função do descaso do prefeito Iris Rezende (MDB) e do seu antecessor, Paulo Garcia (PT). O diagnóstico é de Beatriz Otto Santana, coordenadora técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás.
A avaliação foi feita a pedido da reportagem do jornal O Popular, que noticiou nesta terça-feira a possibilidade de a Estação passar por reformas. Ao leitor do Goiás 24 Horas, um aviso: não vale a pena animar-se com a promessa de restauração do prédio. Pelo menos outras 20 promessas do tipo foram feitas nos últimos 14 anos.
O mais recente projeto prevê a revitalização dos painéis. Também deverão ser feitas, antes do projeto executivo, algumas demolições internas. “São algumas paredes que não constam no projeto original e que foram colocadas em outras reformas. Como já é certo que elas serão feitas, podemos adiantar esta parte”, diz Beatriz.