terça-feira , 25 agosto 2026
Goiás

GBrasil: Goiano nota mil na redação do Enem inventou farsa

Texto publicado no site GBrasil (clique aqui para acessar)

Abner Lucas, o goiano pródigo de 18 anos que diz ter tirado nota mil na redação do Enem, é um farsante.

Nesta quarta-feira, jornalistas da equipe de Comunicação do Inep telefonaram para os veículos do Grupo Jaime Câmara – que noticiaram o seu êxito e fizeram extensas reportagens sobre a sua rotina de estudos – e “sugeriram” que apurassem melhor as informações antes de publicá-las, como reza a cartilha do bom jornalismo. Recomendaram que pedissem ao jovem Abner que, com a senha dele, acessasse a área restrita do site do Ministério da Educação e comprovasse que tirou a nota máxima na redação do exame.

O GBrasil apurou que Abner mostrou print para equipe de reportagem da Jaime Câmara com a nota 1000,0 no espaço reservado para redação. Segundo a jornalista Débora Silva, da assessoria do Inep, o portal do Enem não informa a nota da redação com casas decimais, o que chamou a atenção de servidores do órgão. Após verificação na área técnica, ainda segundo a assessoria, ficou constatado que Abner não informou corretamente o valor da nota.

A instituição pediu que a filial da TV Globo e os seus jornais e portais façam a retificação o mais rápido possível. O Inep não vai se pronunciar formalmente e disse que não informa as notas dos alunos.

Abner Lucas pleiteia uma vaga no curso de Letras e disse aos muitos jornalistas que o entrevistaram, boquiabertos, que inspirou-se na avó, autodidata que superou o analfabetismo com romances e que lia histórias para ele antes de dormir.

Na TV Anhanguera, Abner afirmou que passou madrugadas em claro a estudar o estilo dissertativo argumentativo, que é o avaliado pelo exame do Ministério da Educação.

Artigos relacionados

Goiás

Acabou o crime em Goiás? Pai é acusado de abusar e engravidar filha

Goiás violento Ao contrário do que dizem por aí, o crime não...

Goiás

Sentiu? Lideranças dizem que Pedro Sales pode desistir de candidatura para deputado federal após operação contra fraudes na Goinfra

Bastidores Circula nos bastidores da Política nesta terça-feira (18/9) que Pedro Sales...

Goiás

Bom negócio? Fátima Gavioli aumenta patrimônio em 318% depois de vir para Goiás

Patrimônio cresceu Parece que a ex-secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli,...