terça-feira , 30 abril 2024
EleiçõesGoiás

Caiado x Daniel: semana promete lances espetaculares

A guerra entre o deputado federal Daniel Vilela (MDB) e o senador Ronaldo Caiado (DEM) pelo controle do MDB na eleição para governador promete lances espetaculares nesta semana.

É grande a expectativa para o encontro que a ala do MDB pró-Caiado realizará na próxima terça-feira, na Assembleia Legislativa. Neste ato, o grupo promete radicalizar em defesa do senador e atacar o pré-candidato do partido, o deputado federal Daniel Vilela (MDB). Tende a sair de lá uma declaração de guerra que esfacelará a oposição de uma vez por todas.

Num esboço do que virá, o deputado estadual José Nelto (MDB) sugeriu há poucos dias que o racha na oposição é irreversível e que não há perspectiva de acordo – ou mesmo de se estabelecer uma relação respeitosa – entre aliados de Caiado e de Daniel.

O meio político espera que o prefeito Adib Elias oficialize em público o que disse em Catalão, a vereadores da sua base: que apoiará o senador e que não quer nem conversa com o deputado. Pode ser também nesta semana que o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, trará a público a decisão já consumada de se desfiliar do MDB para marchar com Caiado.

E quanto a Ernesto Roller e Renato Castro, prefeitos de Formosa e Goianésia, respectivamente? A aposta geral é a de que se virem os colegas Adib e Paulo do Vale deixando o MDB, eles sairão junto.

Muito se comenta também a respeito da reação que Daniel terá ao grito de guerra que a ala pró-Caiado lançará contra ele na terça-feira. De imediato, o que se espera é um expurgo geral dos conspiradores que não saíram do partido por conta própria. Vale lembrar que o deputado é o presidente do MDB em Goiás.

Por fim, mas não menos importante, José Nelto deve ser destituído da função de líder do MDB na Assembleia se participar do encontro. O último aviso foi dado na quinta-feira, na tribuna da Casa, pelo deputado Waguinho Siqueira. Nem ele, nem Bruno Peixoto e nem Paulo Cézar Martins concordam que ele participe deste ano como líder da bancada.