segunda-feira , 25 novembro 2024
Goiás

Serpes não computou 2º voto para Demóstenes e dividiu o 1º voto por dois

A pesquisa Serpes para senador divulgada neste domingo, 10, pelo jornal O Popular apresentou um erro grosseiro que invalida por os números divulgados.

A pesquisa incorreu em erro ao não computar  o segundo voto de senador para Demóstenes Torres (PTB). E mais: dividiu por dois os votos dos senadores quando na verdade deveria somar – afinal, são eleitos dois senadores e, por isso, a conta tem que ser sobre 200% e não 100% como procedeu o instituto  “É um erro amador”, diz um dono de instituto de pesquisa que pediu para não ser identificado por razões éticas.

Na votação para senador, o eleitor vota em dois senadores. Os votos da primeira opção são somados com os votos da segunda opção e dai são apurados os percentuais obtidos pelos candidatos.

Na pesquisa para primeira opção, Demóstenes aparece com 9,6% das intenções de votos. No entanto, na segunda opção os votos de Demóstenes não estão computados na pesquisa.

Na primeira rodada de pesquisa realizada pelo Serpes, Demóstenes apareceu com 6,1% com tendência de crescimento de acordo com outras pesquisas. Nesta segunda rodada,  Demóstenes subiu de 6,1% para 9,6% crescendo 3,5% em relação a primeira pesquisa Serpes, confirmando  tendência de crescimento.

Porém,  os votos de Demóstenes  como segunda opção, que é onde ele aparece em melhor condição na pesquisa anterior do próprio Serpes,  não foram computados e, pior ainda, divididos por dois.

A possibilidade de Demóstenes não ter tido nenhum voto como 2ª opção é nula. A  própria pesquisa aponta tendência de crescimento de Demóstenes. O petebista está a frente de Vanderlan Cardoso, que tem 4,5% como primeira opção, menos da metade dos votos de Demóstenes que alcançou 9,6%.

Contudo, Vanderlan aparece com  12% dos votos de segunda opção, enquanto Demóstenes simplesmente não teve seus votos computados, o que mostra claramente a falha dos números apresentados.

O erro grosseiro do instituto Serpes invalida o levantamento. Se o erro foi intencional, pode ser considerado criminoso.

A pesquisa Exata Opinião Pública publicada neste sábado, 9, apontou o percentual do segundo voto de Demóstenes é maior do que o percentual de primeiro voto. Demóstenes tem 8,0% de intenção no primeiro voto e 11,7% de intenção no segundo voto, o que totaliza um percentual de 19,7% da intenção de votos para senador, uma vez que os votos de primeira e segunda opção, são somados e não divididos com fez o Serpes.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....