terça-feira , 26 novembro 2024
Goiás

Waguinho: Daniel terá uma aliança forte para disputar o governo

O deputado estadual Waguinho Siqueira (MDB) afirma que o pré-candidato a governador do seu partido, Daniel Vilela (MDB), disputará eleição com apoio de uma coligação forte, À coluna Giro, do jornal O Popular, Waguinho diz que negociações com PP, PSD e PRP estão avançadas.

“Essas alianças só serão fechadas a partir de 20 de julho. Temos conversas muito boas com vários partidos como PP, PRP e PSD do Vilmar Rocha. Os deputados têm muita força, claro, mas quem decide eleições são os delegados. O Daniel vai ter uma aliança forte, pode ter certeza. Ele está trabalhando muito para isso”, afirma Waguinho.

O que circula no meio político é que destes três partidos citados, o PP é o mais próximo de fechar com Daniel. O pré-candidato conta com a simpatia do ministro das Cidades e presidente da legenda em Goiás, Alexandre Baldy, e do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI). O problema são os deputados federais e prefeitos, que na sua totalidade preferem José Eliton (PSDB).

Algo parecido acontece com o PSD. A cúpula – especialmente o presidente estadual do partido, Vilmar Rocha – prefere Daniel, mas todo o resto do partido vai pedir votos para Eliton (incluindo aí o deputado federal Thiago Peixoto e os estaduais Lucas Calil, Simeyzon Silveira e Francisco Júnior).

Com o PRP a situação é diferente. Para apoiar Daniel, a sigla pede que uma das vagas da chapa majoritária seja dada para o vereador Jorge Kajuru (PRP) disputar o Senado. Ocorre que o prefeito Iris Rezende e a primeira-dama de Goiânia, Dona Iris, teriam vetado o acordo por causa de críticas de Kajuru à gestão municipal na Câmara.

Daniel tem um mês para contornar estes obstáculos e sacramentar o apoio dos três partidos à sua candidatura. Se conseguir praticamente garante sua vaga no segundo turno na condição de representante da oposição para disputa contra Eliton, já que a presença do governador na etapa final da eleição é dada como certa. Ronaldo Caiado (DEM) ficaria a ver navios apesar de ter largado na frente, como aconteceu em 1994.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....