O jornalista Afonso Lopes afirma que os pesquisa Serpes/O Popular para governador divulgada neste domingo, com números similares aos da rodada anterior, provou que o peso das redes sociais na eleição ainda é relativo. Apesar da intensa movimentação dos candidatos no Twitter, Facebook e Instagram, ninguém saiu do lugar.
“É um balde de água polar no otimismo com a campanha eleitoral das redes sociais, especialmente Facebook, Twitter e Instagram. O que se anunciou como “nova era” das campanhas modernas é, digamos assim, um fake news – para usar um linguajar apropriado para as redes”, diz o jornalista.
Afonso afirma que a campanha só começa de verdade quando tiver início a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão. “Todo mundo tem acesso a um aparelho de rádio e a um televisor. O rádio tem uma audiência (somada) incrivelmente alta durante o dia, e a televisão é a rainha da noite. Já o acesso à internet é muito menor”, diz.
A pesquisa mostra que o senador Ronaldo Caiado (DEM) lidera a disputa com 39,7% das intenções de voto, seis décimos a menos do que tinha em abril. No mesmo período, o governador José Eliton (PSDB) passou de 6,7% para 10,1% e o deputado federal Daniel Vilela (MDB) foi de 6,2% para 9,2%.