quinta-feira , 28 novembro 2024
Goiás

“Goiás é exemplo para o Brasil”, diz Miriam Leitão sobre 1º lugar no Ideb

A economista Miriam Leitão afirmou nesta segunda-feira, na rádio CBN, que Goiás é exemplo para os outros estados em matéria de Educação. E não só porque ficou com o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado também nesta segunda. Miriam afirma que o bom trabalho já vem de longa data. 

“De modo geral, os números mostram que o ensino médio estagnou no Brasil. Mas o importante agora é pegar os bons exemplos de Goiás e Espírito Santo, que têm bom desempenho há algum tempo, e ver do que dá para replicar da experiência deles nos estados que estão mal”, afirma Miriam. 

A economista diz que, com base do Ideb, está provado que ter a economia mais forte não garante a estados como São Paulo a supremacia na qualidade do ensino público. Prova disso é que as escolas públicas paulistas caíram no nível e médio. São Paulo ficou na quarta posição, empatado com Rondônia e Ceará (que é a 12ª economia brasileira). 

Os líderes do Ideb na rede pública estadual são, por ordem de posição no ranking: Goiás, Espírito Santo e Pernambuco. O Ideb é feito a partir da aplicação de provas de português e matemática a cada dois anos e na análise do que especialistas chamam de “fluxo escolar” (um índice que engloba aprovação, reprovação, abandono e outras variáveis). 

 No Ensino Médio, a nota alcançada por Goiás foi 4,3, superando a meta projetada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que era 4,2. Já no Ensino Fundamental II, a média foi 5,2, ou seja, 0,4 a mais que o estipulado (4,8). No Ensino Fundamental I, Goiás apresenta crescimento de um ponto: o Inep apresentou meta de 5,6, mas a rede estadual goiana fez 6,6.

HISTÓRICO DE CRESCIMENTO
Goiás apresenta histórico positivo e de crescimento desde 2007, ano em que o MEC adotou o Ideb para avaliar a qualidade do aprendizado no Brasil e começou a estabelecer curvas de crescimento. No Ensino Fundamental I, as metas foram atingidas cinco vezes consecutivas, tendo iniciado com nota 4,3 e saltado para 6,6, dez anos depois. O mesmo cenário é percebido no Ensino Fundamental II. Nessa modalidade, a rede pública goiana avançou de 3,4, em 2007, para 5,2 no ano passado.

Já no Ensino Médio, as notas acima das metas do Inep começaram a surgir em 2009. De lá para cá, vem superando seus próprios índices, tendo saltado da 16ª posição, em 2011, para a liderança atual. O maior destaque foi em 2013, quando a rede estadual de Goiás alcançou o topo nacional do Ideb, com 3,8 pontos. Já no último ranking divulgado, em 2015, Goiás foi um dos quatro Estados a cumprir as metas estabelecidas para o Ensino Médio.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....