segunda-feira , 3 agosto 2026
Goiás

Candidatura de Rodrigão a deputado estadual será cancelada

Os votos que o candidato a deputado estadual Rodrigo Carvelo (Solidariedade) receber neste domingo devem ser anulados. Isto porque o partido formalizou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedido para que o registro de candidatura dele seja cassado. 

Rodrigão foi expulso do Solidariedade nesta semana. Como não está filiado a legenda nenhuma, o ex-vice-prefeito de Catalão e hoje vereador não reúne condições legais de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.

O requerimento do Solidariedade é assinado pelos advogados Danúbio Cardoso e Pollyana Fleury. Argumenta que Rodrigão foi expulso por infidelidade partidária, nos termos do artigo 93 do Estatuto interno. O texto diz que o candidato desobedeceu princípios programáticos e “cometeu infração de extrema gravidade, proibindo-se, consequentemente a diplomação, caso seja eleito”. 

O pedido de cancelamento de registro de candidatura está previsto no artigo 14 da Lei 9.504/97, que diz que a expulsão partidária implica no embargo imediato de qualquer postulação a cargo eletivo. “A expulsão do candidato da legenda implica no cancelamento imediato da filiação partidária conforme artigo 22, inciso III da Lei 9.096/95”, dizem os advogados.

O Solidariedade informa que seguiu todo o rito necessário para expulsão de Rodrigão. O vereador foi notificado que o Estatuto proibia os seus filiados de fazer campanha exclusiva para candidatos a deputado federal de outras legendas – infração que ele cometeu ao virar as costas para os companheiros e pedir votos somente para João Albino (PTB). 

O memorando do Conselho de Ética – encaminhado em anexo ao TRE – diz que Rodrigão foi indiferente às notificações e não se apresentou quando foi chamado a prestar esclarecimentos. Afirma também que ele foi chamado a gravar vídeos para propaganda eleitoral de TV, mas não apareceu porque teria de fazê-lo conforme prevê o Estatuto. 

Artigos relacionados

Goiás

Marconi Perillo: “Doença não espera. É preciso garantir atendimento ágil e de qualidade na rede pública”

Saúde caótica Durante entrevista à Rádio Difusora, o ex-governador Marconi Perillo criticou...

Goiás

Goiás violento: pastor vai parar no xilindró após abusar de crianças em Anápolis

Vulnerável Um pastor, de 53 anos, foi parar no xilindró depois de...

Goiás

Goiás violento para mulheres: homem estaqueia companheira e foge com filho do casal

Tentativa de feminicídio O estado de Goiás não está sendo um lugar...

Goiás

Drama de idosa em busca de cirurgia mostra que Daniel Vilela não dá conta da saúde caótica de Goiás

Caos Todo dia uma notícia diferente que mostra que Daniel Vilela não...