Um vídeo apócrifo com baixarias contra Lúcio Flávio e aliados, compartilhado à exaustão por apoiadores e até membros graduados da chapa de Pepê Medeiros, é a fake news mais difundida da eleição da OAB-GO até o momento. O vídeo, com o título Panelocracia, sugere associações irreais e mentirosas entre atuais conselheiros e diretores da ordem.
O vídeo chegou a ser compartilhado com pelo conselheiro federal Leon Deniz e pela conselheira seccional Viviany Fernandes. Ambos são dissidentes da atual gestão; ela é candidata a tesoureira da chapa de Pepê Medeiros; ele, disputa a recondução ao Conselho Federal. Segundo o blog apurou, ambos serão alvos de representações eleitorais pela chapa Pra Frente OAB.
A divulgação do vídeo e sua disseminação acontece à revelia da advertência lançada pelo presidente da Comissão Eleitoral da OAB-GO, Juberto Jubé, de que o organismo será rigoroso no combate às fake news.
“Eleição, via de regra, acaba sendo um campo bastante profícuo para que apareçam informações falsas. Eu tenho 23 anos de inscrição e já participei de seis eleições, sempre existiram fake news. Ocorre que, com as mídias sociais, isso tomou uma dimensão maior. Vamos fiscalizar permanentemente, desde o dia do encerramento da inscrição das chapas até o dia da votação, e dando celeridade aos processos de julgamento”, afirmou Jubé.
O blog entrou em contato com a coordenação da chapa Pra Frente OAB,que, em nota, respondeu que não vai entrar no jogo dos adversários.
“São baixarias típicas de nossos adversários. Foi assim em 2015 e o resultado das urnas mostrou que a advocacia de Goiás não suporta esse tipo de campanha baixa. Lá, como cá, não vamos entrar nesse tipo de debate, que é indigno à advocacia. A chapa OAB pra Frente tem serviço prestado a apresentar e propostas sérias para a evolução de advogadas e advogados nos próximos três anos”, diz a nota.