quarta-feira , 27 novembro 2024
Goiás

Desastre anunciado: auxiliares forasteiros nunca deram certo em Goiás, duraram pouco, criaram atritos e deixaram rastro de destruição

A legião de estrangeiros anunciada pelo senador e governador eleito Ronaldo Caiado para o primeiro escalão do Governo de Goiás está fadada a repetir o mesmo fiasco dos outros secretários forasteiros de governos anteriores. Todos duraram pouco, criaram crises e atritos com servidores e formuladores em suas áreas e deixaram um rastro de destruição por onde passaram.

A lista de fracassos é extensa, inclusive recente. Na Fazenda, Ana Carla Abrão Costa e Simão Cirineu. Na Segurança Pública, Joaquim Mesquita. Na Celg, Ênio Branco. Distantes da realidade política e econômica de Goiás, não conseguiram sair da mesmice, não se sentiam obrigados a fazer a interlocução com servidores e parlamentares, e acabaram perdendo as conquistas dos antecessores.

Na Fazenda, Fernando Navarrete e Manoel Xavier tiveram de entrar em cena para consertar os estragos. Na Segurança, Irapuan Costa Júnior. Na Saneago, José Carlos Siqueira e Jalles Fontoura. Isso para a citar os exemplos mais recentes e emblemáticos.

No governo de Ary Valadão, do final dos anos 1970 e início dos 1980, Sinval Boaventura ficou nacionalmente conhecido pelos atritos com o vice-governador Ruy Brasil. As investidas políticas e administrativas de Boaventura sobre o vice acabou rendendo a ele a pecha de homem do general linha-dura Golbery do Couto e Silva, criador do Serviço Nacional de Informações (SNI).

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....