A visita de Ronaldo Caiado (DEM) a Iporá na sexta-feira (25) incendiou as relações institucionais entre o Estado a prefeitura, comandada por Naiçotan Leite (PSDB). O tucano desistiu de acompanhar o governador à Festa de Muladeiros, tradicional no município, depois de ser ignorado na recepção que preparou para receber a comitiva da administração estadual.
Segundo relatos da imprensa da região, Caiado tratou Naiçotan com desrespeito e ignorância, apesar do clima de cordialidade com que foi recebido pelo prefeito. O próprio tucano disse ao jornal Oeste Goiano que fez questão de cumprir seu papel institucional de anfitrião. “Disse ao governador que a cidade era dele, que ficasse a vontade, mas ele não disse nada, mostrando muita frieza”, afirmou.
Caiado dispensou o almoço preparado pela organização da festa, em parceria com a prefeitura, servido no Sindicato Rural, onde moradores, apoiadores e produtores rurais que o acompanharam na campanha esperavam o governador. A crise de relacionamento remonta à campanha eleitoral de 2018, mas dos governos se espera uma relação de convivência harmônica, ainda que de divergências partidárias, pautada pela parceria.
Quem perde com a atitude torpe de Caiado é a população de Iporá, que, assim como a de todos os outros municípios, quer a parceria administrativa para o desenvolvimento econômico e social.