sexta-feira , 26 abril 2024
EleiçõesGoiânia

Ironia do destino: PSDB não quis Delegado Waldir e abriu mão da chance de reconquistar Goiânia, mas pode acabar dando apoio a ele em um eventual 2º turno contra Iris Rezende

O PSDB abriu mão da chance de reconquistar a Prefeitura de Goiânia, que ocupou pela última vez com Nion Albernaz há 20 anos, ao esnobar a candidatura do deputado federal Delegado Waldir, do PR, e optar pelo também deputado federal e ex-secretário do Planejamento Giuseppe Vecci, do PSDB.

O resultado é que, se a eleição fosse hoje, conforme a pesquisa do instituto Paraná divulgada pela TV Record, Delegado Waldir lidera a corrida sucessória na capital, empatado com Iris Rezende, do PMDB (cada um tem 27,4% dos votos) e Vecci amarga a lanterna, com ridículos 1,4% dos votos. Pior: em todos os cenários de 2º turno, Waldir vence, inclusive superando Iris por mais de 4 pontos.

Agora, leitor, veja o que resultou da decisão tucana de não aceitar a o deputado-delegado: ironicamente, o mesmo PSDB que não quis a candidatura de Delegado Waldir, alegando que ele não teria a confiança do partido, pode acabar sendo obrigado a dar apoio a ele em um eventual 2º turno a ser disputado com Iris. Se não quiser apoiar Waldir, no 2º turno, restaria ao PSDB ou apoiar Iris ou se declarar neutro, hipóteses que, do ponto de vista político, não fariam o menor sentido para os tucanos da capital.

Essa situação – constrangedora – mostra que a decisão de não encampar a candidatura do Delegado Waldir a prefeito de Goiânia foi politicamente burra: como é que o PSDB vai explicar que o que não serviu para o primeiro turno, vai servir para o segundo?

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...