segunda-feira , 25 novembro 2024
GoiásNacional

Eleição CFM: médicos Robson Azevedo e Marcelo Prado defendem transparência no conselho e mais apoio para a categoria

Com objetivo de colaborar com uma gestão transparente e inovadora, os médicos goianos Robson Azevedo (conselheiro titular) e Marcelo Prado (conselheiro suplente) se lançam na disputa por vaga no Conselho Federal de Medicina. A eleição ocorre neste mês e os médicos podem votar até 28 de agosto. Adeptos de uma verdadeira “sacudida” na gestão do CFM, Robson e Marcelo apresentam a “Chapa 3 – Renovação + Transparência” para estreitar a relação dos Conselhos Federal e Regional com os médicos e atender, de verdade, às demandas da categoria.

Entre as principais propostas da Chapa 3 estão a luta contra abertura indiscriminada de novas faculdades de medicina, fiscalização rígida nas atuais escolas, mais segurança no trabalho (principalmente para as mulheres), mais atenção ao jovem médico e também mais suporte à residência médica. “Nossa candidatura nasce do sentimento de insatisfação de grande parte da categoria com o CFM. Hoje, o médico não se sente representado pelo conselho. Queremos mudar esse cenário e iniciar nova fase; de mais transparência e inovação no CFM”, afirma Marcelo Prado, que é cirurgião plástico e professor na UFG.

Marcelo Prado e Robson lutam por “transparência total” no CFM. Nos últimos anos, o Conselho Federal se viu metido na polêmica das diárias, onde o presidente e o vice receberam altos valores em diárias. A Chapa 3 também destaca a importância do envolvimento da classe médica na eleição. “Percebe-se até certo movimento para que a eleição não seja divulgada. Tudo isso para que os mesmos continuem no comando”, protesta Marcelo.

Discussão

“Objetivo da Chapa 3 é mostrar que o médico, seja jovem ou já consolidado, pode e deve participar de todas as discussões e debates envolvendo o futuro da nossa profissão”, afirma Marcelo. O cirurgião ainda critica a cobrança duplicada de anuidades do CRM para quem atua em dois estados. “Vamos rever o orçamento do CFM para reduzir as anuidades. Propor que o recursos do CFM sejam aplicados em defesa do médico e no crescimento da profissão”.

Currículo

Formado em 1985, o conselheiro titular Robson Azevedo (CRM-4781) já foi conselheiro do CRM-GO, diretor do HGG e direto da Unimed. Também foi presidente da Associação dos Hospitais de Goiás e participou da Missão SOS Haiti. O conselheiro suplente Marcelo Prado (CRM-10212) se formou em 1997 e é especialista em cirurgia plástica. É professor da Faculdade de Medicina da UFG e membro da American Society of Plastic Surgeons.

Votação

A eleição nas em Goiânia, Rio Verde, Anápolis, Itumbiara, Luziânia e Formosa ocorre de forma presencial no CRM do município. Nas demais cidades do Estado, os médicos já estão recebendo as cédulas por correspondência.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....