sexta-feira , 26 abril 2024
Goiás

Queda nos índices de violência em Goiás começou bem antes do governo Caiado, diz estudo

Com base em um estudo chamado Mapa da Violência, divulgado pelo jornal O Globo, o site “Poder Goiás” desmentiu nesta terça-feira a propaganda fake do governador Ronaldo Caiado (DEM) na área da segurança pública. “Primeiro, a diminuição dos principais dados de violência segue uma tendência nacional e não apenas local. E, sobretudo, a queda em Goiás começou bem antes do início das gestões do governador Ronaldo Caiado e do presidente Jair Bolsonaro”. 

O número mais importante revelado pelo Mapa da Violência é a queda no número de homicídios. De janeiro a abril foram registradas 693 mortes violentas em Goiás. O número consolidado é 9,2% menor que no mesmo período do ano passado – quando 763 homicídios haviam sido registrados.

Porém, um olhar mais atento mostra que a queda ocorre desde 2017. Em 2016, 984 pessoas foram assassinadas no Estado entre janeiro e abril no auge da crise de Segurança Pública do governo de Marconi Perillo (PSDB). No ano seguinte, 883 morreram em situação semelhante – a diminuição foi de aproximadamente 10,2%. Número que seguiu tendência de queda em 2018 e manteve-se neste ano.

Clique aqui para saber mais.