sexta-feira , 22 novembro 2024
Nacional

Diretor do Butantan diz que vacina traz otimismo, mas “janeiro está muito longe”

O Brasil pode ter uma vacina pronta em outubro, afirmou nesta quinta-feira (6) o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. O imunizante ao qual ele se refere é a Coronavac, da farmacêutica chinesa Sinovac, que está na última fase de testes no país, em parceria também com o governo paulista. Quanto ao registro necessário para aplicação da vacina, Covas espera que seja dado até janeiro de 2021.

Cerca de 9 mil voluntários nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro e também no Distrito Federal receberam doses da candidata a vacina e são acompanhados pelo Butantan. Caso os testes corram bem, o imunizante é submetido à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que fornece o registro. Só aí ela poderia começar a ser distribuída para o público.

Em audiência na Câmara dos Deputados, Covas afirmou acreditar na vacina pronta em outubro. Ele, porém, ressaltou que o processo de aprovação pode demorar e, por isso, a previsão é que ela esteja disponível ao público em janeiro do ano que vem.

“A vacina poderemos ter. Não saberemos se teremos o registro. A vacina poderemos ter a partir de agora outubro. Como eu disse, o processo de preparo para a formulação e envase dessa vacina já se iniciou. Todos os processos de controle de qualidade, de validação já se iniciaram. Então poderemos ter a vacina. A grande pergunta é se ele estará registrada, aprovada, e poderá ser utilizada. Eu sou muito otimista. Acho que um prazo razoável seria sim janeiro de 2021, dado aí o desempenho dessa vacina no presente momento”, destacou.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...