quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Lissauer destaca safra histórica de milho em Goiás e reforça produtividade do Sudoeste goiano

De acordo com dados da Produção Agrícola Municipal divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 1º, o estado de Goiás registrou a maior produção de milho de sua história em 2019 com quase 12 milhões de toneladas colhidas, representando um incremento de 33% sobre a safra de 2018.

O levantamento também apontou a cidade de Rio Verde como o segundo maior produtor do grão no País, com uma produção de 2,3 milhões de toneladas, atrás apenas de Sorriso, no Mato Grosso, e Jataí na quarta colocação com mais de 1,605 milhão de toneladas colhidas no ano passado. Representante do município e defensor do agronegócio no Poder Legislativo, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), comemorou o resultado que, segundo ele, coloca, novamente, a produção agrícola goiana em destaque no cenário nacional.

“Mais uma vez o nosso estado conquista uma posição extremamente importante que comprova a potência da nossa produção rural. Em maio deste ano, Goiás passou a ser o terceiro maior produtor de grãos do país e dia após dia vem ampliando sua capacidade produtiva, o que tem contribuído para esses resultados cada vez mais positivos. Exemplo disso é Rio Verde e Jataí, que graças à força, determinação e os constantes investimentos dos nossos produtores rurais, se tornaram o segundo e o quarto maiores produtores de milho do Brasil. Não tenho dúvidas de que continuaremos nesse ritmo, expandindo a nossa produção, investindo na qualidade dos nossos produtos e alcançando, assim, patamares ainda maiores”, ressaltou Lissauer Vieira.

Além desse resultado da Produção Agrícola Municipal, outra pesquisa recente também apontou a liderança do estado na produção rural. Se trata do 12º Levantamento de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgada no último mês de setembro e que apontou que Goiás teve recorde na produção de grãos para a safra 2019/2020 com 27,5 milhões de toneladas produzidas, um aumento de 8,9% sobre a safra 2018/2019. Segundo a Conab, o resultado se deve ao aumento da área plantada e da capacidade produtiva. Em Goiás, a área plantada foi de 6,07 milhões de hectares (aumento de 7,2% sobre a safra anterior) e a produtividade média de 4.535 quilos por hectare (aumento de 1,5%). Já no País, a área plantada cresceu 4,2% (65,91 milhões de hectares) e a produtividade média, 0,3% (3.912 quilos por hectare).

Outras culturas

Goiás também ganhou destaque em 2019 na produção de outras culturas. Entre elas, sorgo, tomate, soja e girassol. Com relação ao sorgo, Rio Verde e Paraúna ficam em primeiro lugar no ranking dos maiores produtores. No cultivo do tomate, os municípios de Cristalina e Morrinhos se destacam entre os que mais produzem no país. Já na produção da soja, Jataí e Rio Verde continuam entre os maiores produtores do grão do Brasil e no plantio do girassol o estado registrou no ano passado a sua maior produção de série histórica.