O presidente Jair Bolsonaro (PL) colheu más notícias da pesquisa Datafolha publicada na última quinta (16). Além da folgada dianteira de Lula na disputa presidencial, Bolsonaro vê o capital político amealhado na eleição de 2018 sob risco de derreter. Se o sufrágio ocorresse hoje, Bolsonaro possivelmente perderia quatro em cada dez votos que conquistou no segundo turno da eleição de três anos atrás, contra Fernando Haddad (PT).
Em um hipotético segundo turno contra Lula, a pesquisa mostra que 63% dos eleitores que votaram em Bolsonaro contra Haddad repetiriam a dose agora. Já Lula conquista 26% dos antigos apoiadores de Bolsonaro, enquanto 10% votariam nulo ou em branco. Em outras palavras, um em cada eleitores que rejeitaram o PT em 2018 estão dispostos a apoiar o nome do partido agora.
O cenário de um hipotético segundo turno entre Lula e Bolsonaro hoje teria o petista com 59% dos votos e Bolsonaro, 30%. O Datafolha ouviu 3.666 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 13 e 16 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.