O jornal O Hoje deste sábado (16), mostrou uma triste realidade em Goiás. Pacientes diagnosticados com diabetes enfrentam dificuldades para manter o tratamento por falta de insulina e insumos, que são fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, muitos estão há cinco meses sem o tratamento. Estima-se que 7,8 mil pessoas morreram por complicações por conta da diabetes nos últimos 13 anos.
Promessas não cumpridas
O senador Kajuru ganhou as eleições prometendo fazer o que ninguém fez pelos pacientes com diabetes em Goiás. No palanque eleitoral, ao lado do então candidato ao governo e médico, Ronaldo Caiado, prometia criar Hospitais Regionais para atendimento especializado do diabetes. Os dois ganharam as eleições e nada fizeram. Pelo contrário. O jornal O Popular do dia 16 de março mostrou que o CEAD, Centro Estadual de Atenção ao Diabetes, não funciona como deveria no governo Caiado, o advogado da Associação Metropolitana de Apoio ao Diabético, Daniel Braga, disse o seguinte: “A estrutura é linda, maravilhosa, deputados e vereadores ajudaram, só que atende 200 ou 300 pessoas do Estado todo, e eu sequer consigo a consulta com o endócrino.
CEAD foi entregue por Marconi e Zé Eliton
Se existe uma estrutura linda e maravilhosa para os diabéticos em Goiás, foi por causa do ex-governador Marconi Perillo, que criou o CEAD, e de Zé Eliton, que durante o seu governo concluiu e entregou o Centro Estadual. Kajuru, então vereador, participou do projeto dentro das suas possibilidades, mas depois que ganhou as eleições para o Senado, ampliando as possibilidades, como tinha prometido ao lado de Caiado durante as eleições, não avançou. Uma vergonha.