Harry Matadeen revelou que o hábito começou em 2016, pois estava ‘desesperado para curar seus problemas de saúde mental’.
Em entrevista ao Daily Mail, o homem de 34 anos, contou que começou a beber urina depois de ler sobre os supostos benefícios à saúde. Agora, ele bebe 200 ml de urina todos os dias e que ao realizar esse hábito se sente melhor. “Foi além da minha imaginação o quão poderoso era quando eu bebia. Desde o momento em que bebi a urina, despertou meu cérebro e removeu minha depressão. Senti uma nova sensação de paz, calma e determinação. Eu pensei ‘uau, eu posso fazer isso de graça e sempre me manter neste estado feliz’. Além de ingerir a própria urina, Harry também passa o xixi no corpo e alega que esses procedimentos garantem sua juventude.
Harry escreveu um livro sobre os supostos benefícios que a ingestão de urina traz à saúde. Contudo, os médicos alertam que não há provas de que a prática tenha vantagens e que pode ser prejudicial, causando desidratação e há o risco de contaminação por bactérias.