A Polícia Federal desmentiu boatos que circularam, nesta tarde, nas redes sociais sobre as operações de busca pelo indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips terem encontrado corpos nos rios da região do Vale do Javari, na Amazônia. Segundo a PF, as buscas pelos desaparecidos continuam.
Em uma entrevista em Orlando, EUA, o presidente Bolsonaro informou que “apareceu no rio, boiando, partes de corpo humano, as vísceras. E já foi para fazer o DNA. A gente espera que não seja deles”, disse.
Caciques e lideranças indígenas de cinco etnias que habitam o Vale do Javari fizeram, neste sábado (11), um encontro na sede da Univaja para rechaçar os comentários do presidente Jair Bolsonaro sobre o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. No encontro, eles criticaram também a falta de apoio da presidência da Funai e realizaram uma homenagem a Bruno, a quem consideram como um “branco irmão”. “Nós sabemos que o Colômbia está por trás disso e que ele é o dono de todo o esquema de tráfico, pesca ilegal e de violência em toda essa região. Não podemos mais ter medo de falar que é ele o responsável por tudo isso. Chega”, afirmou um dos caciques.