Estão no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, 68 pessoas vindas do Afeganistão. Devido ao fluxo de pessoas que têm chegado ao país depois da ascensão ao poder dos radicais do Talibã, a prefeitura de Guarulhos instalou no Terminal 2 do aeroporto o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante.
Segundo a prefeitura, as famílias afegãs estão sendo atendidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, que oferece alimentação, água, kits de higiene e cobertores para as pessoas que estão dormindo no aeroporto.
Ainda de acordo com a prefeitura, por causa da “elevada demanda de refugiados chegando ao Brasil”, o município inaugurou uma residência transitória para migrantes e refugiados no último dia 10 de agosto.
No entanto, a residência, que dispõe de 27 vagas, já está lotada. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social está em contato com o governo estadual e instituições parceiras para encontrar outros locais que possam receber as pessoas que continuam chegando no aeroporto.
Conforme informações da Polícia Federal, em julho, chegaram ao Brasil pelo Aeroporto de Guarulhos 407 afegãos; em agosto, 292; e até ontem, 14 de setembro, 459. Em setembro do ano passado, entraram por Congonhas, 12 afegãos e, em outubro, 57.