Na foto acima, o jogador brasileiro Neymar aparece no banco dos réus, ao lado dos pais, Nadine e Neymar, e à frente de dois ex-presidentes do Barcelona, Josep Bartomeu e Sandro Rosell.
O caso
O valor informado pela venda de Neymar pelo Santos ao Barcelona foi anunciado em maio de 2013 por 17,1 milhões de euros. Mas na verdade a transação foi de 86,2 milhões de euros. A DIS, empresa que comprou 40% dos direitos de Neymar em 2009, quando ele tinha 17 anos, por 2 milhões de euros, alega que foi passada para trás e recebeu apenas recebeu 6,84 milhões de euros. A diferença de quase 40 milhões de euros foi paga à empresa N&N (sigla para Neymar e Nadine, pais do jogador). Teve início uma batalha na Justiça. Na ação o brasileiro é acusado de fraude fiscal. A ADIS pede uma indenização de 150 milhões de euros. O Ministério Público espanhol pede a prisão do jogador e de seus pais.
Neymar e seu pai são acusados também de “corrupção privada”. Depois de uma hora e meia sentado no banco dos réus num tribunal de Barcelona na manhã desta segunda-feira (17), Neymar foi liberado do julgamento presencial e voltar a Paris. O juiz do caso, José Manuel Del Amo Sanchez, disse que é fã do jogador.