terça-feira , 16 julho 2024
Nacional

PF cumpre mandado de busca e apreensão na casa do ex-senador Romero Jucá (MDB) em Roraima

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 23, a “Operação Imhotep“, que investiga um esquema de corrupção e fraudes em convênios em diversos municípios do Estado de Roraima. Estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão em RR, São Paulo e Distrito Federal, inclusive, na casa do ex-senador Romero Jucá, em Boa Vista (RR).

De acordo com a PF, o ex-senador Romero Jucá (MDB) é suspeito de participar de um esquema de recebimento de propinas pagas por três empresas de engenharia, que também estaria beneficiando servidores públicos que ajudavam nos crimes. O dinheiro seria repassado ao ex-senador por meio de familiares e de empresas de que são sócios.

Ainda segundo a PF, há indícios de que o ex-senador interferiria diretamente nos convênios em que ele conseguia a aplicação dos recursos federais, do mesmo modo que pagamentos de emendas parlamentares obtidas por Romero eram bloqueados caso ele não recebesse sua parte.

As empresas envolvidas seriam responsáveis pela execução de mais de R$ 500 milhões em convênios. Pelo menos, R$ 15 milhões foram pagos em propina, com base na investigação. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal de Roraima.

Artigos relacionados