terça-feira , 16 julho 2024
Nacional

“Compra de votos com o Auxílio Brasil poderá levar Bolsonaro para a cadeia”, diz colunista do Uol

Segundo uma apuração do colunista do UOL, Leonardo Sakamoto, Bolsonaro poderá ser preso e responsabilizado por compra de votos usando o Auxílio Brasil após o mandato.

Análises tanto do Tribunal de Contas da União (TCU) quanto da equipe de transição do governo Lula apontam que milhões de famílias formadas por apenas uma pessoa foram incluídas entre os beneficiários sem a aplicação de medidas para evitar fraudes em meio às necessidades eleitorais do presidente.

Parecer da equipe técnica do TCU, revelado pelo jornal O Globo, aponta pagamentos indevidos na inclusão de 3,5 milhões de famílias em agosto deste ano sob o pretexto de zerar a fila mas que visavam a impulsionar a campanha. O documento ainda deve ser votado pelo plenário da corte.

Houve, segundo o parecer, uma “duplicação da quantidade de famílias unipessoais” beneficiárias, o que não tem lastro na realidade. Na prática, o mais provável é que, vendo que o governo Bolsonaro deixou passar a boiada, membros de uma família que já recebia passaram a ganhar o benefício como se morassem sozinhos.

Veja o vídeo;

Artigos relacionados