domingo , 22 dezembro 2024
Nacional

Justiça obriga Eduardo Bolsonaro a retirar canção de Chico Buarque de postagem

Em um segundo processo movido pelo compositor Chico Buarque, a Justiça do Rio de Janeiro determinou a retirada da música Roda Viva de uma postagem feita pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão do juiz Fernando Rocha Lovisi foi publicada na sexta-feira (16). Em caso de descumprimento, Eduardo Bolsonaro terá que pagar multa diária de R$ 1 mil.

O cantor e compositor tem posições políticas divergentes com a do parlamentar do PL e não autorizou o uso da canção de sua autoria. No final do mês passado, na primeira investida jurídica do artista, a juíza substituta Monica Ribeiro Teixeira negou pedido semelhante por não encontrar provas de que Chico Buarque é o autor de Roda Viva, composição lançada em 1967.

Questionado sobre o que teria mudado entre uma decisão e outra, o advogado João Tancredo ironizou: “O conhecimento sobre a música popular brasileira de quem analisou o caso”. Além do pedido de urgência para a retirada da música da postagem, a ação ainda cobra do deputado federal uma indenização de R$ 48 mil e a publicação da sentença condenatória na mesma rede social em que fez uso indevido da obra.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...