Reportagem de Natuza Nery nesta sexta-feira (30) em seu blog no G1, da Globo, revela que Jair Bolsonaro (PL) consultou advogados antes de decidir fugir para os Estados Unidos – o que deve acontecer nas próximas horas – antes da posse de Lula, no domingo (1º).
Segundo a jornalista, o futuro ex-presidente consultou “advogados próximos” sobre a possibilidade de sofrer alguma punição caso deixasse de passar a faixa para Lula durante a cerimônia da posse. A resposta foi não.
Um despacho do secretário-executivo da secretaria-geral da Presidência, Mario Fernandes, que foi publicado na edição desta sexta-feira (30) do Diário Oficial da União autoriza a viagem dos assessores para “segurança e apoio pessoal do futuro ex-presidente”.
No ato, Fernandes autoriza “o afastamento do país dos servidores nomeados para compor o apoio a ex-presidentes da República da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República, para realizar o assessoramento, a segurança e o apoio pessoal do futuro ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro, em agenda internacional a realizar-se em Miami/Estados Unidos da América, no período de 1º a 30 de janeiro de 2023, incluído o período de deslocamentoo com ônus”.