sexta-feira , 23 maio 2025
Nacional

Sebastião Salgado, ícone da fotografia brasileira, morre aos 81 anos em Paris

Perda

  • O renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado faleceu nesta sexta-feira (23), aos 81 anos, em Paris. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização ambiental fundada por ele ao lado da esposa, Lélia Wanick Salgado. A causa da morte não foi divulgada até o momento.

História

  • Natural de Aimorés, Minas Gerais, onde nasceu em 1944, Salgado deixa dois filhos. Reconhecido internacionalmente por sua contribuição à fotografia documental, ele começou sua trajetória profissional em 1973 e, ao longo das décadas, percorreu mais de 100 países desenvolvendo projetos que marcaram a história da fotografia.

Trabalho

  • Entre os muitos reconhecimentos que recebeu ao longo da carreira, destaca-se o documentário “O Sal da Terra”, lançado em 2014. A obra foi codirigida por Wim Wenders, premiado cineasta alemão, e por Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo. O filme foi premiado no Festival de Cannes e também foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário.
  • Sebastião Salgado ficou conhecido por retratar com profundidade temas como o trabalho humano, o meio ambiente, os deslocamentos populacionais e as crises sociais ao redor do mundo. Seu legado permanece vivo por meio de suas imagens e de iniciativas como o Instituto Terra, que atua na restauração ecológica da Mata Atlântica.

Artigos relacionados

Nacional

Casal é flagrado fazendo sexo no Panteão da Pátria, em Brasília

Inacreditável  Uma cena inacreditável de um casal mantendo relações sexuais no alto...

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...