terça-feira , 14 janeiro 2025
GoiásNacional

Caiado começa a coletar assinaturas para a CPI do BNDES e principal alvo dele é o grupo JBS Friboi

O senador Ronaldo Caiado está a mil por hora para montar uma CPI no Congresso que seja capaz de fazer uma devassa no BNDES. Nos últimos anos, durante os governo de Lula e Dilma, o banco público se notabilizou por conceder empréstimos vultosos para grandes corporações privadas.

Um dos que mais captaram dinheiro do BNDES foi o grupo JBS Friboi, da família do empresário Júnior Friboi. A expansão internacional da empresa só foi possível graças aos empréstimos generosos do BNDES, muitos deles colocados sob suspeita pela oposição.

Caiado vai em cima disso. Quer averiguar cada empréstimo.

Veja o depoimento de Caiado em suas redes sociais:

Comecei a coletar assinaturas para a CPI do BNDES no Senado e para a CPI Mista para investigar empréstimos suspeitos concedidos pelo banco. Lamentavelmente, o BNDES deixou de ser um banco de fomento econômico e social para ser financiador dos amigos do rei. Vejam o caso do JBS Friboi, que já denunciei várias vezes. O banco público concedeu mais de R$ 8 bilhões ao grupo que, não coincidentemente, foi o maior doador da campanha à reeleição de Dilma Rousseff. Empréstimo que quando confrontado pelo TCU recebeu a resposta do BNDES de que as transações são sigilosas. Ora, quando há investimentos públicos o mínimo que se espera é transparência. Outro caso escandaloso foram os repasses a países, como Cuba, Equador e Venezuela. Para o porto de Mariel, na ilha dos irmãos Castro, o BNDES desembolsou R$ 1 bilhão. Mais uma vez, operação classificada como sigilosa. É absurdo o volume de recursos do Tesouro destinado ao BNDES, que tem financiado esse tipo operação suspeita, sem prestação de contas. De 2006 a 2014, o endividamento do BNDES com o Tesouro cresceu 4.800%. Como podem ver, há indícios mais que suficientes para uma CPI. A oposição que não dá trégua não vai se omitir diante do uso de órgãos públicos em nome de um projeto de poder.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...