O fato da semana na política nacional, sem dúvida alguma, foi o discurso do governador Marconi Perillo para a presidente Dilma Rousseff, na solenidade de lançamento do BRT em Goiânia.
Marconi calou uma claque petista, exigiu respeito e depois defendeu a governabilidade de Dilma e pregou tolerância no momento em que minorias tenta tumultuar a democracia e exigem até mesmo a volta da ditadura.
O discurso repercutiu em todos grandes sites e portais do Brasil e provocou os mais diversos comentários. Marconi não passou em branco e teve espaço de quase um minuto em reportagem do Jornal Nacional.
Governador pela quarta vez e sem nunca ter perdido uma eleição, Marconi mostrou que é figura certa no jogo político para a sucessão presidencial de 2018. Se não como candidato, como liderança ativa no processo de articulação, seja no PSDB ou em outra legenda.
Marconi novamente comprovou ter faro político diferenciado e pensar diferente da maioria. Estendeu as mãos e tratou com respeito uma presidente desgastada e encurralada pelo cenário de crise nacional e pelos radicais que querem até seu impeachment.