O fim das atividades da montadora Suzuki em Itumbiara, objeto de uma reportagem da repórter Dayse Freitas em uma edição da semana passada de O Popular, foi o mote aproveitado pelo deputado estadual Major Araújo para concluir que “não existe jornalismo investigativo em Goiás”.
Segundo o parlamentar, O Popular teria levantado uma série de irregularidades sobre o caso da Suzuki, na matéria, mas não se aprofundou na apuração de nenhuma delas.
Entre outras, Major Araújo disse que o jornal teria mostrado que a montadora levou R$ 2,1 bilhões de reais em incentivos fiscais para se instalar em Itumbiara, mas ficou com a vantagem sem cumprir o acordo – e tanto que acabou deixando a cidade. Acrescentou ainda que a Suzuki prometeu criar 765 empregos, mas efetivou apenas 100, dos quais 60 agora foram extintos e 40 transferidos para Catalão.
“Infelizmente, em Goiás não temos jornalismo investigativo”, analisou Major Araújo, perguntando: “Como é que o jornal O Popular publica que a Suzuki geraria 765 empregos, gerou apenas 100 e o mesmo jornal que dá a notícia não consegue detectar isso?”.
Segundo o deputado, no caso da Suzuki em Itumbiara teria ocorrido”fraude tributária”.