sexta-feira , 19 julho 2024
Goiás

Condenação de Maguito e inclusão na lista de “fichas sujas”, que o deixa inelegível até 2022, muda o cenário eleitoral dos próximos anos em Goiás

A condenação do prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, por improbidade administrativa, em sentença exarada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, tem como consequência imediata a inclusão do peemedebista na lista dos “fichas sujas” – que o torna inelegível pelos próximos oito anos.

Mesmo se apresentar recurso, Maguito, pela Lei da Ficha Limpa, continua atingido pela inelegibilidade, que só será suspensa caso o recurso venha a ser julgado a seu favor. – o que, pelos trâmites normais do Poder Judiciário brasileiro, deve demorar anos.

Maguito encerra no ano que vem o seu segundo mandato como prefeito de Aparecida. Não é segredo para ninguém que ele, na sequência, tinha a pretensão de se candidatar a senador em 2018, quando duas vagas estarão abertas para Goiás. Em uma outra possibilidade, não seria de se descartar a sua candidatura ao Governo do Estado, caso aparecesse bem nas pesquisas e fosse “convocado” pelo PMDB para a missão.

Mas isso agora vai por água abaixo. A única chance de Maguito, que é recorrer da condenação, pode até vir a ser vitoriosa, mas demandaria tempo e dificilmente chegaria a um julgamento final até o pleito de 2018. Enquanto isso, mesmo sob o recurso, ele permanece inelegível, segundo os rígidos critérios da Lei da Ficha Limpa, já que foi condenado por um colegiado de juízes (a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, cujos três desembargadores votaram unanimemente pela condenação).

Sem Maguito, que seria um candidato competitivo a senador e possivelmente a governador, o cenário para a eleição de 20918 muda radicalmente.

[vejatambem artigos=” 47057,47016,47014,47012 “]

Artigos relacionados

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiás

Até onde vai o Sindipúblico para impedir a mudança que Caiado quer fazer no Ipasgo?

Antes de falar em converter o Ipasgo de autarquia para privado o...