quarta-feira , 27 novembro 2024
Goiás

Doação de R$ 550 mil que Prefeitura de Senador Canedo fez a time de futebol é anulada pela 2ª vez pelo TJ e indica suspensão dos direitos políticos de Vanderlan

Pela segunda vez, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás confirmou a ilegalidade da doação de R$ 550 mil que o então prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, fez a um time de futebol (a Agremiação Esportiva Canedense) que era dirigida por um secretário municipal e tinha como presidente de honra o próprio Vanderlan.

O convênio já tinha sido anulado em 1ª instância, por ser considerado “imoral, ilegal e lesivo” aos cofres do município Senador Canedo. Em seguida, a sentença foi confirmada por decisão monocrática do hoje presidente do TJ-GO, desembargador Leobino Valente Chaves. Agora, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça reexaminou o processo e decidiu manter a condenação inalterada.

Com a nulidade da doação, a situação se complica para Vanderlan. É que existe um outro processo, em que ele foi condenado em 1ª instância por improbidade administrativa, por conta justamente desse convênio. Além da obrigação de devolver o valor da doação, corrigido, o milionário de Senador Canedo teve os seus direitos políticos suspensos por três anos.

Vanderlan recorreu e, assim, o processo será agora julgado pelo Tribunal de Justiça – o mesmo que acaba de declarar, pela segunda vez, a nulidade da doação. As perspectivas, portanto, são as piores possíveis para o empresário – além da suspensão dos seus direitos políticos por 3 anos, caso seja mantida a condenação, ele passará a ser incurso também na Lei da Ficha Limpa e ficará inelegível por 8 anos (pena prevista para políticos que tenham condenação aplicada por colegiado de juízes).

[vejatambem artigos=” 47018,46826 “]

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....