O governador Marconi Perillo (PSDB) sancionou a lei de criação dos 25 Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos), que vão oferecer cursos e programas de formação inicial e continuada, qualificação profissional e educação profissional técnica de nível médio.
Os Itegos estão sob responsabilidade do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, José Eliton.
A lei abrange os 15 institutos em funcionamento e também os dez que estão em fase de construção, reforma e ampliação e que deverão entrar em funcionamento nos próximos meses. Além da criação, a lei estabeleceu a denominação para cada unidade, conforme a indicação da comunidade. Muitos institutos mantiveram os nomes dos antigos Centros de Educação Profissional, os CEPs, que em 2008 foram transferidos da Secretaria da Educação para a antiga Secretaria de Ciência e Tecnologia. No ano passado, eles tiveram alteradas as denominações de CEPs para Itegos.
De acordo com a lei, ficam criados os seguintes Itegos em funcionamento: Itego Aguinaldo de Campos Netto, no Distrito Mineroindustrial de Catalão; Itego Governador Otávio Lage, em Goianésia; Itego em Artes Basileu França e Itego Sebastião Siqueira, em Goiânia; Itego Jerônimo Carlos do Prado, em Goiatuba; Itego Maria Sebastiana da Silva, em Porangatu; Itego em Artes Labibe Faiad, em Catalão; Itego Luiz Humberto de Menezes; Itego Governador Onofre Quinan, em Anápolis; Itego Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso, em Caiapônia; Itego Célio Domingos Mazzonetto, em Ceres; Itego Goiandira Ayres do Couto, em Goiás; Itego Fernando Cunha Júnior, em Piranhas; Itego Celso Monteiro Furtado, em Uruana; e Itego Genervino Evangelista da Fonseca, em Cristalina.
Foram criados oficialmente, ainda, dez Itegos, que estão em construção: Itego Paulo Rocha, em Niquelândia; Itego Wilson Cavalcante Nogueira, em Piracanjuba; Itego Raul Brandão de Castro, em Mineiros; Itego Professor Antônio Salles Oliveira, em Catalão; Itego Dirceu Ferreira de Araújo, em Planaltina; Itego Paulo Renato de Souza, em Valparaíso de Goiás; Itego Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira, em Santo Antônio do Descoberto; Itego Roberto Civita, em Aparecida de Goiânia; Itego José Luiz Bittencourt, no Bairro Floresta, em Goiânia; e Itego de Educação a Distância Léo Lince do Carmo Almeida, na Vila Nova, também na Capital.