O Inova Goiás, que o governador Marconi Perillo lança no próximo dia 2 e ambiciona se constituir na mais efetiva plataforma de modernização tecnológica a disposição das empresas, em todo o país, vai envolver investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão – anteriormente a previsão era de R$ 1 bilhão.
Em sua totalidade, os recursos do Inova Goiás serão provenientes de fontes orçamentárias vinculadas constitucionalmente e fundos como o FCO – Fundo Constitucional do Centro-Oeste, Fuctec – Fundo Estadual de Ciência & Tecnologia e fundos do governo federal, como o FNDES. Praticamente, o programa – denominado por extenso Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás – não usará recursos do Tesouro do estado.
Das mais de 30 ações do Inova Goiás, a maioria voltadas para atender às demandas de inovação tecnológicas de empresas goianas – é previsto o atendimento de mais de 30 mil, até 2018 –, a principal é a formação de uma rede de Institutos Tecnológicos, que dará suporte a uma plataforma de inovação com base em polos de excelência tecnológica, espalhados por todo o Estado. A rede Itego já tem várias unidades em construção e, nos próximos três anos, chegará a 30 polos de excelência em ensino profissionalizante e pesquisa aplicada, reforçada por mais 80 centros de ensino e pesquisa de menor porte.
Por decisão do governador Marconi Perillo, o Inova Goiás poderá ter seus investimentos ampliados, caso haja ingresso de recursos de privatizações ou de novas operações de crédito. O programa é ambiciosa e almeja alcançar repercussão nacional e internacional como fonte geradora de tecnologia para utilização prática pelas empresas.