Durante a apresentação do programa Inova Goiás, na semana passada no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer, a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem, criada pelo governador Marconi Perillo e regida pelo maestro Eliseu Ferreira, arrancou aplausos apaixonados e uma forte manifestação de entusiasmo da plateia presente.
Antes do início do evento, a orquestra executou várias peças musicais e já chamava a atenção pelo virtuosismo. Mas o que levou o público do Inova Goiás ao delírio foi a inserção inesperada, entre os discursos do superintendente de Ciência & Tecnologia, Mauro Faiad, e do secretário do Planejamento, Thiago Peixoto, da apresentação de uma combinação da Ode à Alegria, da Nova Sinfonia de Beethoven, com a abertura e fecho O Fortuna, da cantata Carmina Burana, de Carl Orff, ambas acompanhadas pelo coral da Orquestra Jovem – em dia inspiradíssimo.
Foi um momento sensacional, em especial tratando-se de uma solenidade oficial de lançamento de um programa de governo – o Inova Goiás. Um leitor de O Popular, Lucas Faria, em carta publicada nesta segunda, disse que “Foi de tirar o fôlego a apresentação da Orquestra Filarmônica de Goiás, que precedeu ao lançamento do programa Inova Goiás, no dia 2 no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). Expresso aqui, e agora, o que não pude fazer antes, devido ao compreensível formalismo que se sabe caracterizarem eventos como tais: Bravo! Quanto ao Inova Goiás, o que se pode dizer é que trata de um programa de bons propósitos, oportuno, diante da crise que se instalou nos quatro cantos do Brasil”.
Confira o melhor momento da Orquestra Sinfônica Jovem, no lançamento do Inova Goiás, pelo vídeo postado pelo site noticioso Diário de Goiás.