quarta-feira , 17 julho 2024
Goiás

Governo lança nesta quarta-feira o Cartão Rural, uma das ações previstas pelo programa Inova Goiás

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SED) lança nesta quarta-feira o Cartão Rural, que permitirá aos produtores rurais a emissão direta de Guia de Trânsito Animal (GTA) e Documento de Arrecadação Estadual (Dare), entre outros, sem a intermediação do escritório da Agrodefesa.

O Cartão Rural é uma das ações do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás, o Inova Goiás, anunciado pelo governador Marconi Perillo na semana passada e que será coordenado pela SED, cujo titular é o vice-governador José Eliton. A Agrodefesa é jurisdicionada à Secretaria.

O Governo estima que 126 mil produtores rurais serão beneficiados com o cartão. Antes dele, os pecuaristas precisavam ir a um dos 236 escritórios da Agrodefesa para solicitação a emissão do GTA e outros documentos. Para consegui-lo, é necessário acessar o site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br), clicar no banner permanente do Cartão Rural e atualizar o cadastro. Em 30 dias, o pecuarista retira o cartão no escritório da Agrodefesa que escolher.

Além da GTA e do Dare, o pecuarista poderá, de sua propriedade ou de qualquer outro terminal com conectividade, consultar o extrato de movimentação de rebanho; a ficha da propriedade, que contém todos os saldos de rebanhos por espécie e as vacinações realizadas; e a declaração de vacinação.

O lançamento do Cartão Rural acontece no salão de eventos da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, às 9 horas.

Artigos relacionados

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiás

Até onde vai o Sindipúblico para impedir a mudança que Caiado quer fazer no Ipasgo?

Antes de falar em converter o Ipasgo de autarquia para privado o...