terça-feira , 30 abril 2024
Goiânia

Acredite: prefeitura culpa cozinheiras e trombadinhas pelo sumiço da merenda das escolas de Goiânia

A prefeitura de Goiânia tentar colocar um ponto final em um dos maiores escândalos da administração do prefeito Paulo Garcia (PT) com uma solução absurda: responsabilizou as merendeiras pelo sumiço da merenda dos alunos da rede pública de ensino.

Em depoimento à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal nesta quarta-feira, o ex-diretor do Departamento de Alimentação Educacional (Dale) da Secretaria Municipal de Educação Wesley Batista da Silva chegou a afirmar que o problema é pontual e restrito a algumas escolas, sugerindo que há também “meliantes” que agem na vizinhança durante o fim de semana.

Wesley e mais quatro servidores são alvos de processo administrativo aberto por comissão que investiga possíveis desvios da merenda.

Foram os vereadores Elias Vaz (PSB) e Djalma Araújo (SD) os primeiros a alertar para o possível desvio de 190 quilos de carne. Em novembro de 2014, por exemplo, a secretaria informou que adquiriu 101.330 quilos de carne bovina, no entanto, apenas 56.935 quilos foram efetivamente entregues. Ou seja, quase 50% desses alimentos não chegaram às unidades de ensino.

Averiguou-se também uma compra de 71.372 quilos de coxa e sobrecoxa de frango, ao passo que as escolas teriam recebido apenas 11.395 quilos. Já a diferença entre o adquirido de peito de frango, 25.735 quilos, e o entregue, 9.933 quilos, supera a marca de 60%.

O prefeito Paulo Garcia (PT) continua calado e ainda não comentou o escândalo. A secretária de Educação, Neyde Aparecida, continua no cargo.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...