terça-feira , 5 novembro 2024
GoiásNacional

TCU autoriza o governo federal a renovar a concessão da Celg por mais 30 anos e abre caminho para a privatização da companhia

O plenário do Tribunal de Contas da União aprovou nesta quarta-feira a revogação de uma medida cautelar que impedia o Ministério de Minas e Energia de renovar, sem licitação, os contratos de concessão de 39 distribuidoras de energia elétrica que vencem entre 2015 e 2017 – entre elas a Celg.

O ministro José Múcio, relator do processo no tribunal, havia proposto a cautelar, aprovada pelo TCU anteriormente, para pedir ao governo mais explicações para a dispensa de licitação.

José Múcio voltou atrás, no entanto, devido a argumentos do governo de que seria difícil leiloar as concessões no atual momento da economia brasileira.

A renovação das concessões abre caminho para que o governo federal siga adiante com o plano de vender a Celg, hoje controlada pela Eletrobras.O processo para colocar a empresa no mercado chegou a ser iniciado, com o Conselho Nacional de Desestatização tendo autorizado a contratação da International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial, para estruturar a venda, mas a transação estava parada à espera de uma definição sobre a continuidade da concessão.

A previsão para o leilão da Celg é que o preço final poderá ultrapassar os R$ 6 bilhões de reais. Quase a metade será destinada aos cofres do governo de Goiás.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...