O projeto de lei apresentado pelo deputado federal Daniel Vilela, do PMDB, criando um programa de remoção de tatuagens de ex-presidiários por conta do SUS, continua despertando reações negativas: submetido à avaliação popular pelo site Votenaweb, já chegam a 3.091 o número de internautas que se manifestam contra a proposta, enquanto apenas 428 são a favor.
Em números percentuais, isso significa que 88% reprovam a ideia de Daniel Vilela, ao passado que somente 12 aprovam.
O Votenaweb é um site de engajamento cívico apartidário que mostra, de forma simples e resumida, os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. Qualquer pessoa pode votar contra ou a favor das propostas e dar a sua opinião. Os resultados são posteriormente encaminhados aos parlamentares responsáveis pelas propostas avaliadas. Exemplo: uma proposta do senador Ronaldo Caiado, para restringir a propaganda de órgãos públicos, é aprovada por 99% dos internautas.
O site disponibiliza também espaço para o comentário dos leitores sobre os projetos. No caso de Daniel Vilela, a ideia de remover tatuagens de ex-detentos por conta dos cofres públicos foi considerada “ridícula”, “absurda”, “só pode ser pegadinha desse deputado”, “sem noção”, “ideia de mentecapto”, “pilantragem” e “babaquice”