Repçortagem publicada pelo Jornal Opção, neste domingo, revela que o atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção de Goiás, Enil Henrique, colocou familiares e um sócio nos principais cargos da instituição.
Segundo o semanário, “Enil Neto, filho de Enil Henrique, ocupa o cargo, decisivo, de presidente da OAB Prev e é conselheiro. Tobias Amaral, genro de Enil Henrique, é diretor-adjunto da Escola Superior da Advocacia (ESA). O sócio de Enil Henrique, José de Paula Itacaramby, é juiz do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB”.
Conforme a reportagem, não é de bom tom que uma instituição de peso como a OAB-GO seja tomada pelo nepotismo. “A familiocracia — o nepotismo — não é positiva para a democracia. Enil Henrique, um advogado apontado como seriíssimo, ainda tem tempo para mudar. Se quer mesmo continuar presidindo a OAB, se quer, ao contrário de tantos políticos, que as palavras correspondem aos atos, que ambos não sejam contraditórios, o presidente — insistamos, um homem sério — precisa ter coragem para cortar na própria carne e retirar a família do comando da Ordem, que, de fato, é de todos — não deveria ser de seus familiares e do sócio”.