quinta-feira , 28 março 2024
GoiâniaImprensa

Jornal Opção diz que “um poder paralelo e acima das leis” manda em Goiânia hoje: o dos incorporadores imobiliários

Em um editorial denso e bem fundamental, o Jornal Opção nesta semana toca numa ferida exposta que hoje chama a atenção de todos os goianienses: o “poder paralelo e acima das leis” dos empreiteiros imobiliários, que fazem o que querem com as leis sobre o adensamento urbano da cidade para implantar os seus projetos e ganhar rios de dinheiro, pouco se importando com as consequências negativas para a população da capital.

Em uma alusão aos três maiores “capos” da área imobiliária de Goiânia – Ilézio Inacio Ferreira, Júnior Friboi e Lourival Louza Júnior –, o semanário reconhece que eles são empreendedores agressivos, modernizadores e competentes, mas carecem de “uma visão de médio e longo prazo para a cidade de Goiânia”.

Segundo o Jornal Opção, empresários como Ilézio, Friboi e Lourival Louza “padecem da falta, por assim dizer, uma ideologia desenvolvimentista. Talvez, por pensarem mais no aqui e agora, não tenham uma visão de longo prazo. Pensam mais, diria um economista, no crescimento e, por vezes, deixando de focar no desenvolvimento. Apostar exclusivamente na expansão dos próprios negócios, mas sem perceber o impacto de suas ações, para o bem ou para mal, na cidade e na vida de seus moradores é, a médio prazo — às vezes, até no curto prazo — contraproducente para todos”

O editorial não faz referência ao prefeito Paulo Garcia, mas cita Iris Rezende. Foi nas gestões dos dois que a manipulação dos empreiteiros imobiliários tomou conta da Prefeitura – um exemplo citado é a delegação dos estudos de impacto de vizinhança, que agora são absurdamente feitos pelas próprias construtoras, o que tem gerado uma enxurrada de irregularidades e até falsificações de documentos para apresentar como viáveis empreendimentos que claramente irão repercutir negativamenteno tráfego de veículos e na qualidade de vida de uma região.

“O Plano Diretor, por exemplo, não pode ser um instrumento dos que mandam, às vezes seduzindo políticos com benesses — como financiamentos eleitorais —, contra os que não mandam”, lamenta, em tom de denúncia, o Jornal Opção, para concluir: “Os donos de uma cidade são seus moradores — todos eles. Mas fica-se com a impressão de que os donos de Goiânia são os construtores”.

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...