O governador Marconi Perillo acaba de anunciar que a presidente Dilma Rousseff autorizou a criação de duas novas universidades federais em Goiás, em Jataí e Catalão. O governador esteve em audiência com a presidente, nesta quarta, quando acertou uma visita de Dilma, no dia 19 de novembro, para assinar as mensagens que enviará ao Congresso Nacional criando as universidades, provavelmente durante solenidades em Jataí e Catalão.
O anúncio do governador ressalta a diferença entre a sua atuação em Brasília – séria, responsável e consequente – e os chiliques, bravatas e atitudes virulentas do senador Ronaldo Caiado no Congresso Nacional, onde, há poucos dias, chamou um ministro de Estado para resolver uma discussão “lá fora”.
O que é melhor para Goiás: a capacidade de articulação do governador ou o palavrório vazio e as agressões promovidas pelo senador, que não respeita ninguém e muito menos o seu próprio mandato?
Graças ao seu bom relacionamento com a presidente Dilma, uma adversária política, Marconi trouxe a boa notícia das duas novas universidades federais para o Estado. Caiado já está completando um ano como senador e o balanço do seu mandato, até agora, é nulo: não há nada de concreto que ele tenha conseguido para o país e sequer para Goiás.
Marconi informou que as duas novas universidades federais serão denominadas Universidade Federal do Sudoeste Goiano, em Jataí, e Universidade Federal do Sudeste Goiano, em Catalão. “Esse anúncio é muito importante considerando que, ao longo de 60 anos, Goiás conviveu com uma única Universidade Federal”, observou o governador.