segunda-feira , 29 abril 2024
GoiásNacional

Crescimento de Goiás quase 50% acima da média nacional, nos últimos 10 anos, “é resultado da agenda do governo”, diz Marconi

O governador Marconi Perillo recebeu com a convicção do dever cumprido o relatório do Banco Central que aponta a economia de Goiás crescendo mais do que a do país na última década. De acordo com BC, o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás cresceu 4,8% nos últimos 10 anos, diante de um aumento de 3,4% do PIB brasileiro.

Marconi disse que o resultado era esperado, porém não deixa de ser muito bom e alvissareiro, na medida em que coloca Goiás como um Estado que cresceu, nos últimos 10 anos, quase 50% acima da média do Brasil. “Isso demonstra o vigor da nossa economia, a diversificação econômica ocorrida nos últimos 15 anos”, disse.

Ele lembrou que Goiás comercializava com menos de 50 países, e hoje transaciona com mais de 150 países. Que o Estado capilarizou seu desenvolvimento econômico industrial, e hoje possui pequenas, médias e grandes empresas em mais de 150 municípios.

“É o Estado que, em conjunto com o setor privado, partiu para qualificar mão de obra em todas as áreas, investiu na competitividade das cadeias produtivas mais importantes e ofereceu ao empreendedor privado uma agenda fiscal e tributária muito agressiva”, explicou o governador, justificando, em seguida, que tais medidas atraíram para Goiás indústrias de peso do setor de alimentos, automobilístico, metal-mecânico; da indústria de confecção, do turismo, de medicamento – principalmente o genérico –, além do apoio às pequenas e médias empresas, que geraram milhares de empregos.
Ele ressaltou que a economia de Goiás, que representava cerca de 2% do PIB brasileiro há alguns anos, hoje representa pouco mais do que 3%. “No período em que comecei a administrar o Estado para cá, em 1999, nós tivemos um salto extraordinário no PIB. Goiás tinha um PIB de R$ 17,4 bilhões, e deve chegar ao final deste ano a um PIB de R$ 160 bilhões”, informou. O relatório aponta, ainda, que o PIB goiano cresceu 0,5% no período de 12 meses encerrado em junho, enquanto o país registrou retração de 1,2%.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...