Na solenidade de posse dos membros do Conselho Superior de Inovação do Estado de Goiás, realizada nesta segunda-feira no Palácio das Esmeraldas, o professor Vanderlei Bagnato, presidente da Agência USP de Inovação, anunciou que a Universidade de São Paulo não apenas irá avaliar, como também vai participar integralmente da execução do programa Inova Goiás.
O Inova Goiás é uma plataforma de modernização tecnológica, disponibilizada para as empresas goianas, com a finalidade de disseminar a inovação dos meios de produção e alavancar a economia do Estado nos próximos três anos.
Segundo o professor Vanderlei Bagnato, a USP ajudou na concepção do programa e agora está selecionando 10 pesquisas e 15 estudantes estagiários que serão enviados para Goiás, a fim de colaborar com a implantação do Inova Goiás. Os 15 estudantes estagiários já foram escolhidos: todos são goianos matriculados em cursos tecnológicos da USP e foram selecionados pelo critério de melhor desempenho escolar.
A USP, disse ainda Vanderlei Bagnato, está sendo procurada por outros Estados interessados em copiar a experiência do Inova Goiás. O efeito multiplicador do programa é inconteste, ao dar a Goiás o primeiro lugar na corrida pela preparação de uma agenda pós-crise da economia nacional. A Universidade Federal de Goiás, a Pontifícia Universidade Católica e a Universidade do Estado de Goiás também estão integradas ao programa.