segunda-feira , 25 novembro 2024
Goiás

Projetos que estão definindo o quarto mandato de Marconi (Inova Goiás, Goiás Competitivo e Movimento Brasil Central) saíram do novos nomes da equipe de governo

Os projetos que estão definindo o quarto mandato do governador Marconi Perillo, como o Inova Goiás, o Goiás Competitivo e o Movimento Brasil Central, têm uma característica em comum: foram criados e estruturados pelo deputado federal Thiago Peixoto e pelo vice-governador José Eliton, ambos nomes considerados de renovação no entorno de Marconi.

A turma “antiga”, mesmo abrigada no primeiro escalão, não trouxe nada de novo para a atual gestão. Auxiliares como Raquel Teixeira, José Carlos Siqueira, Joaquim Mesquita, Jayme Rincón, José Taveira e outros limitam-se a questões administrativas, sem nenhuma inovação.

Mas Thiago Peixoto, titular da Secretaria de Gestão e Planejamento, é responsável pelo Goiás Competitivo e pelo Movimento Brasil Central. E José Éliton concebeu o Inova Goiás, na esfera da Secretaria de Desenvolvimento, que assumiu em janeiro último.

Os dois foram novidades no secretariado que Marconi montou para o quarto mandato. Coincidência ou não, produziram também as “novidades” que estão imprimindo uma marca diferenciada para o quarto mandato do tucano, agora baseado uma estratégia de associação com setores como a academia, o empresariado e os governadores dos Estados vizinhos.

Além de Thiago Peixoto e José Eliton, o secretariado de Marconi, que tem apenas 10 pastas, também trouxe como fato novo a indicação da economista Ana Carla Abrão Costa para a Secretaria da Fazenda. Porém, a praia de Ana Carla é o ajuste fiscal, assunto árido e de forte viés negativo, que ela vem conduzindo às custas de boas doses de desgastes do governo com o funcionalismo e o empresariado.

A agenda positiva do quarto mandato, assim, tem tudo a ver com Thiago e José Eliton. Com uma vantagem: as iniciativas que os dois estão protagonizando também repercutem fora das fronteiras do Estado, chamando a atenção do país e se refletindo no fortalecimento do nome de Marconi para uma candidatura nacional em 2018.

[vejatambem artigos=”50693,50266,49592,49407… “]

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....