A Zona 40, projeto que o prefeito Paulo Garcia vai implantar no início do ano que vem, para limitar a 40 quilômetros horários a velocidade dos carros que trafegam pela zona central de Goiânia, é apenas uma cópia de iniciativa parecida que foi adotada na cidade de São Paulo.
Nesta segunda-feira, o presidente da AMT, Andrey Azeredo, escreve artigo na página de opinião de O Popular garantindo que a Zona 40 é um projeto “desenvolvido” pela Prefeitura de Goiânia.
Não é. E, como toda cópia, pode não ter nada a ver com o trânsito da capital. Em São Paulo, a limitação de velocidade foi imposta em uma região de pistas de alta velocidade, como, por exemplo, as marginais Pinheiros e Tietê, e funcionou, melhorando a circulação de veículos e diminuindo o número de acidentes – o que não é o caso de Goiânia, que não conta com pistas de alta velocidade na área previamente delimitada para a Zona 40.
O que vai ser implantado em Goiânia, a se avaliar pelas informações já divulgadas pelos “técnicos” da Prefeitura, como Andrey Azeredo, que é advogado e foi improvisado por Paulo Garcia na AMT (basta ver o currículo dele no site da Prefeitura, com experiência exclusiva na área de auditoria fiscal e de licitações), é um arremedo tosco do projeto paulistano. Como tudo na administração petista, não vai funcionar. e só vai servir para atazanar ainda mais a vida dos motoristas goianienses.