sexta-feira , 10 janeiro 2025
Goiás

Encolhe o maior partido de oposição em Goiás: PMDB perdeu três mil filiados em quatro anos, de acordo com dados do TSE

O resultado do autoritarismo do ex-governador Iris Rezende e de muitos anos de decisões equivocadas reflete-se no quadro de filiações do PMDB. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em quatro anos o partido perdeu nada menos do que três mil filiados. No mesmo período, o PSDB, partido do governador Marconi Perillo, ganhou 3,5 mil militantes.

Nestes quatro anos, três episódios marcaram o PMDB em especial. O primeiro foi a declaração de apoio à reeleição do prefeito Paulo Garcia (PT), que mesmo naquela época já se mostrava um fiasco administrativo. Por outro lado, Paulo representava a única chance de o partido manter os seus cargos na prefeitura e por isso o PMDB caminhou ao seu lado.

O segundo episódio foi a briga entre Iris e o empresário Júnior Friboi, que dividiu o peemedebismo ao meio. Foi uma guerra cruenta, com toques de covardia de ambas as partes, que redundou em ressentimento por parte dos derrotados: os friboizistas. O confronto fez com que o PMDB chegasse combalido à eleição estadual e, para piorar, o discurso de Iris mostrou-se mais antiquado do que nunca. Por isso perdeu, de novo, para Marconi.

O terceiro episódio desta saga decorre, em boa parte, do segundo. Insatisfeitos com a condução dos rumos do partido, vários prefeitos do PMDB declararam apoio ao governador tucano em 2014. Em vez de ciscar para dentro, a direção do partido, imbuída do espírito jacobino, mandou todos para guilhotina. Estes prefeitos foram expulsos e, naturalmente, buscaram abrigo nas hostes do Governo.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...