sábado , 23 novembro 2024
Nacional

Ministro da Fazenda acena com possibilidade de atender pedidos de governadores durante reunião em Brasília

O novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, acenou com a possibilidade de atender a pauta única de reivindicações apresentada por dez governadores que estiveram em Brasília, nesta segunda-feira, para discutir medidas que ajudem a mitigar a crise. Entre estes governadores estava Marconi Perillo (PSDB), de Goiás.

Barbosa garantiu, por exemplo, que vai propor as mudanças que pediram no indexador de dívidas que os Estados têm com o Governo Federal. Com as alterações, a União vai deixar de receber R$ 3 bilhões por ano.

Os governadores reivindicaram o direito de cobrar, dos planos de saúde, pelos pacientes que recorrem à rede pública. Eles argumentam que 30% das pessoas que estão sendo atendidas em hospitais estaduais têm plano de saúde e que o SUS é que deveria ser ressarcido pelo serviço. Hoje, quem faz a cobrança é o governo federal.

Havia outros dois pontos na pauta única dos governadores: o alongamento no prazo de pagamento de precatórios e o repasse de recursos federais para pagamento previdenciário de servidores estaduais e municipais que contribuíram com o INSS antes de migrar para o funcionalismo público.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...