segunda-feira , 29 abril 2024
Goiânia

Comurg admite que não fez estudo de impacto ambiental antes de apresentar proposta de criar mini-lixões em Goiânia

Se havia dúvidas com relação ao projeto da prefeitura de Goiânia que cria os tais “Ecopontos” na Capital, elas foram todas devidamente esclarecidas em audiência pública realizada nesta semana na Câmara Municipal. Ficou claro que a proposta da Comurg é criar mini-lixões em dezenas de bairros – para o descarte de entulhos – e que a companhia não tem estudos de impacto ambiental que justifiquem a proposta.

Também ficou patente que a gestão do prefeito Paulo Garcia (PT) não faz a menor ideia do que fazer com o entulho que será despejado nestes “ecopontos”. Trocando em miúdos, a tendência é que o lixo se aglomere, cause mau cheiro e se transforme e criadouro para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor do vírus da dengue.

Nada alvissareiro para uma cidade que, em 2015, viveu a pior epidemia de dengue da sua história e que viu o alastramento de outras duas doenças relacionadas ao Aedes: a microcefalia (causada pelo Zika vírus) e a chikungunya.

Não há previsão para criação de novas usinas de reciclagem de lixo, que viabilizariam o reuso do entulho. A soma destes fatores leva à conclusão que, em poucos anos, Goiânia será uma cidade tomada pelos lixões – um em cada bairro, praticamente. Já pensou?

Para completar, a prefeitura não diz onde pretende construir as escolas e postos de saúde que, a princípio, seriam erguidas nas áreas públicas municipais onde deseja criar os ecopontos.

Uma bagunça só.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...