O portal do jornal O Popular na internet acaba de informar que, com a desocupação de mais escola em Anápolis, na noite deste sábado, sobe para 17 o número de colégios invadidos que foram liberados e retornaram às aulas.
Segundo O Popular, faltam apenas 9 escolas a serem desocupadas – o que configura o fracasso monumental do movimento contra as organizações sociais na gestão compartilhada da rede de ensino estadual.
Um bando de desocupados, pouco mais de 10 pessoas, continua acampado no estacionamento da Secretaria estadual de Educação. A presença do grupo, em um mocó de péssima aparência, com colchões e pequenas tendas, não perturba em nada o funcionamento da SEDUCE e é vigiado de perto pela Polícia Militar. Nenhum deles consegue explicar com clareza o que está fazendo ali.
O fiasco do “protesto” contra as OS afeta a imagem do movimento estudantil em Goiás – mesmo diante da constatação de que o movimento foi infiltrado por ativistas profissionais de esquerda, sindicatos e muita gente estranha às escolas e à comunidade onde estão inseridas. Outro fator que levou ao enfraquecimento da tentativa de mobilização contra as OSs foi a ausência de argumentos aceitáveis contra o projeto do Governo do Estado.